Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

05/01/2013

CAMINHO PARA A INSOLVÊNCIA: Da próxima vez não será diferente

Se tudo corresse bem, e não vai correr porque nunca corre, e se tivermos juízo, que não teremos porque nunca tivemos, lá para 2025 poderíamos sair da tutela, ter outra vez um governo «solidário» e iniciar um novo ciclo de endividamento baseado no princípio enunciado por Reinhart e Rogoff «desta vez é diferente». Quem parece ter percebido melhor do que a direcção do PS a dimensão dos nossos problemas é Ferro Rodrigues ao aconselhar o PS a não ter pressa em governar. Pudera!

O caminho para a insolvência é um atalho no caminho para a servidão
O calendário do Expresso mostra a situação em meados de Dezembro de 2012. A acrescer a estas amortizações há evidentemente as correspondentes à inevitável nova dívida e em cima de tudo é preciso somar os juros. Juros que até Setembro do ano passado já correspondem a cerca de 80% do défice orçamental ou 5,6% do PIB dos 3 primeiros trimestes.

1 comentário:

Maria disse...

Nessa altura, o défice será controlado pela UE sob pena de pesadas multas se não for cumprido.