Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

18/10/2003

Case Study: O teorema da conspiração – o fac totum do Cherne e o papel da Doutora Amélia.

O Impertinente não tem obsessões conspirativas e não acredita em bruxas, pero que las hay, las hay.

HIPÓTESE:
Não é necessário lembrar as inúmeras intervenções públicas da Dr.ª Ana Gomes, desde que foi eleita secretária nacional do PS. Ignorem-se as suas presumíveis imensas intervenções privadas, que O Impertinente não está em condições de revelar. É suficiente recordar o fogo de artifício que a Dr.ª Ana soltou nas televisões, nas rádios e nos jornais, depois do regresso do Dr. Paulo Pedroso ao seio do PS, a respeito deste caso, como da nomeação do Dr. José Lamego, seu antigo colega do MRPP e actual do PS
É difícil imaginar algo que possa causar mais danos ao barco do PS, todo ele arrombado a tiros, por dentro, e por fora – sem esquecer os danos colaterais causados pelo fogo de barragem do Dr. Soares pai para preparar o futuro do Dr. Soares filho.

DEMONSTRAÇÃO:
Quem causa esses danos? A Dr.ª Ana Gomes, la Pasionaria do Largo do Rato. Onde militou a Dr.ª Ana na sua juventude? No MRPP, vanguarda da classe operária. Por onde andou a Dr.ª Ana? Pela carreira diplomática, pertencendo aos quadros do MNE. Quando foi nomeada secretária nacional do PS? A seguir à ascensão do Dr. Ferro e depois da fuga do Eng. Guterres para o limbo presidencial.

A quem aproveitam estes danos? Ao governo. Quem é o partido maioritário do governo? O PSD. Quem é o líder do PSD? Dr. Durão Barroso, o Cherne. Onde militou o Dr. Durão Barroso na sua juventude? No MRPP, vanguarda da classe operária. Que lugares em governos passados desempenhou o Dr. Durão? Secretário de Estado e ministro dos Negócios Estrangeiros. Quando foi nomeado primeiro ministro? Depois da fuga do Eng. Guterres para o limbo presidencial.

TESE:
A Dr.ª Ana é um fac totum do Dr. Zé Manel.
q.e.d.

NOTA FINAL:
O Impertinente reconhece na demonstração deste teorema um ponto fraco. Qual é o papel do Dr. Ferro (usou um frondoso bigode na sua juventude) na conspiração, em que parece participar activamente, sendo ele aparentemente a primeira vítima? O Impertinente não faz ideia. Contudo, um pequeno contudo, O Impertinente, inspirado no Blow up do Antonioni, ampliou uma pequena fotografia publicada há dias pela Doutora Amélia e julgou reconhecer dois rostos. Se, um grande se, forem quem parecem ser, está tudo explicado.
Nesse caso, fica por explicar qual é o papel da Doutora Amélia nesta estória.

Sem comentários: