Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

15/10/2003

Estória e moral: o buraco do preservativo - o céu pode esperar.

A estória:
Há anos que a OMS, suportada pela maior parte das instituições científicas, defende que a utilização do preservativo é a medida mais eficaz na prevenção da SIDA. Sem falar da abstinência, recorda O Impertinente aos mais distraídos ou promíscuos. Várias experiências de sucesso, o Uganda por exemplo, parecem demonstrar a sua razão.
No programa Panorama da BBC 1 no último domingo (ver The Guardian, o cardeal Alfonso Lopez Trujillo divulgou urbi et orbi que a Igreja tem uma posição “científica” diferente. O Cardeal Trujillo (espero que não seja familiar daquele outro Trujillo da república das bananas) defendeu que “o vírus da sida é quase 450 vezes mais pequeno que o espermatozóide” e por isso passa pelos buracos do preservativo.
Oremos para que a Igreja não pretenda ressuscitar a sua antiga doutrina sobre as descobertas da ciência e recomece a queimar os novos Giordanos Brunos, ou a obrigar os Galileus do século XXI a engolir as palavras.
A moral:
É mais fácil um espermatozóide passar pelo buraco dum preservativo do que um cientista entrar no céu.

Sem comentários: