Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

12/08/2004

O IMPERTINÊNCIAS FEITO PELOS SEUS DETRACTORES: Da detracção à consolação.

O Diário de Bordo dedicado às inquisições politicamente correctas suscitou alguns comentários velhacos.

A minha amiga (não sei se ainda posso chamá-la assim) doutora Ana, psicóloga clínica de profissão e socióloga nas horas vagas, há meses não dava sinais de vida, desde as polémicas com a falecida doutora Amélia do Procuro Marido, entretanto casada e consultora. Deu agora. Numa mensagem faz várias especulações teoréticas, que não entendi, concluindo: «quando mais velho pior - você não tem cura». Isto entendi e concordo.

Um transexual (deduzo), que assina Aurora, insulta-me de várias maneiras e termina apelidando-me de «sexo-fachista». Para ser honesto, fiquei com inveja de não ter sido eu a inventar esta.

Um outro detractor vulgaris, possivelmente um jurista, que assina QED, conclui que o Impertinências devia ser extraditado para a Suécia.

Com o meu ego um bocado amolgado, fui procurar consolo na patroa, doutora Laura. Que não senhor, que «lambidela não precisa de consentimento». Que «esses seres são esquisitos, complicados e mal-amados». Que «quanto mais velho, melhor estás», concluiu, convincente (eu pelo menos achei), para arrumar o assunto.

Se o Daniel Goleman quisesse dar um só exemplo de extraordinária inteligência emocional, bastaria citar a minha patroa. Não por acaso, precisei de 38 anos e várias tentativas falhadas para encontrar uma assim.

Sem comentários: