Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

29/12/2004

DIÁRIO DE BORDO: Fellini - nem 8 nem 80

A primeira vez que vi o «Otto e mezzo» terá sido há uns bons 40 anos quando 90% dos bloguenautas que por aí circulam ainda eram óvulos à espera do hipotético espermatozóide que lhes estava destinado.

A frescura da ironia, a complacência de Fellini com as suas fraquezas, os devaneios, as obsessões, o desalinhamento com o bafio moral da época, revelaram-me um filme deslumbrante. Esteticamente quase perfeito - não consigo imaginá-lo a cores. Tecnicamente nem por isso - há óbvios problemas de sincronização do som, por exemplo.

Hoje. revendo-o, tenho a sensação que se não fosse a distância galáctica que vai do princípio dos anos sessentas até aos dias de hoje, seria considerado um filme sexista, como muitos outros de Fellini, um filme politicamente incorrecto.

Lembrei-me disto ao ver uma foto do «8 1/2» no Presépio d'A Praia, de que me aproprio indecentemente. Qual é o homem que não sonhou já ser um menino jesus nas mãos de meia dúzia de pecadoras?

[Fellini, por interposto Mastroianni, no meio de pecadoras, faltando inexplicavelmente a misteriosa Anouk e a fabulosa Claudia]

Sem comentários: