Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

15/01/2005

TRIVIALIDADES: Milagres eleitorais (2) - A banha da cobra

Quando o Impertinências era pequenino, as feiras por esse país eram assaltadas por chusmas de criaturas apregoando em cima dum banco as propriedades miraculosas dum qualquer unguento que aliviaria o reumatismo, firmaria as partes moles, estancaria a soltura, ou curaria outras maleitas. O povo desconfiado de tanta fartura apelidava esses unguentos de «banha da cobra».

Depois dos milagres da semana passada, passo em revista algumas das banhas da cobra vendidas nas últimas feiras (da 4ª até à 6ª):

O doutor Calimero Lopes promete a todos e ameaça alguns:
«reduzir IRS e diminuir peso da Função Pública»

O engenheiro Sócrates promete:
aos idosos, «subir os rendimentos dos idosos mais pobres do País para o limiar da pobreza, que actualmente se situa nos 300 euros por mês. Esta medida beneficiará cerca de 300 mil pessoas.»
aos empresários, um «conjunto de investimentos» no valor de 20 mil milhões de euros, para os próximos anos, «maioritariamente privados».

O doutor Anacleto Louçã promete a toda a gente «um "choque de qualificações para o emprego estável" que passa por dezassete "medidas de emergência" distribuídas por cinco áreas.»

Classificação provisória (nº de boiões oferecidos como amostras sem valor):
1º doutor Anacleto Louçã
2ºs ex aequo engenheiro Sócrates e doutor Calimero Lopes

Sem comentários: