Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

28/01/2005

TRIVIALIDADES: Um enigma socialista (a revelação)

A resposta certa a esta pergunta é Adolfo Hitler. Foi ele quem disse as palavras citadas num discurso pronunciado no dia 1 de Maio de 1927 [lembrado por ¡No Pasarán! neste post].

Além dum amigo italo-português (só podia ser) que me enviou 7 mensagens, cada uma delas com uma resposta diferente, as outras falharam vergonhosamente. Um dos respondentes escolheu uma oitava possibilidade: o saudoso deputado Américo Duarte, a voz da classe operária na assembleia constituinte. Houve também um provocador que sugeriu o doutor Ferro Rodrigues, que poderia ter proferido aquelas vibrantes palavras num comício, num momento de grande exaltação socialista.

Aqui ficam, outra vez, para a posteridade, as palavras do camarada Adolfo:
«Nós somos socialistas, nós somos inimigos do actual sistema económico capitalista para a exploração dos economicamente fracos, com os seus salários injustos, com a valorização imprópria dos seres humanos com base na riqueza e no património, em vez da responsabilidade e da produção. Nós estamos determinados a destruir este sistema em quaisquer condições.»


[diferentes, mas iguais]


Sem comentários: