Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

14/06/2005

CASE STUDY: a vida aquém do défice (2)

Continuando a saga da alimentação da vaca marsupial pública. A redução do número de utentes da vaca é possivelmente a reforma mais dramática e assustadora que o governo tem, ou teria, de enfrentar.

A medida mais fácil é a mais cara: mandar para casa um quarto ou terço dos utentes, pagar reforma aos mais velhos e subsídio de desemprego aos mais novos, para acabar a substituí-los gradualmente nos anos seguintes por outros tantos.

A medida mais barata é a mais difícil: seguir o conselho do engenheiro José Tribolet do INESC, e gradualmente reformar ou despedir os utentes excedentários.

Mas parece haver a terceira via. A publicação recente de um estudo, que incidiu sobre 2.197 funcionários públicos britânicos e durou 20 anos, reuniu indícios que uma vida profissional monótona, sem perspectivas, com pouca exigência e pouco auto-controlo, com sujeição a uma organização estúpida e a chefes incompetentes poderá aumentar significativamente o risco de acidentes vasculares.

Se for assim, nomeia-se já uma comissão para estudar a alteração de meia dúzia de pormenores no estatuto das carreiras, na regulamentação dos concursos e dos processos de nomeação dos funcionários públicos com vista a garantir uma maior eficácia e a maximizar a taxa de AVCs. Em duas legislaturas os resultados são garantidos.

Esperando a reforma ou o AVC?

Sem comentários: