Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

20/06/2005

SERVIÇO PÚBLICO: a ciência e a tecnologia são mais ameaçadoras do que as T-shirts

Os nossos empresários, governantes, líderes partidários, comentadores, analistas e, em geral, quase todas as luminárias que discorrem sobre a ameaça chinesa, apavoram-se com o dumping social e com os baixos salários, esquecendo, convenientemente, o que os portugueses andaram durante décadas a fazer com a Europa.

Não é todos os dias que alguém escreve sobre o lado menos visível da questão, que é se os chineses nos dão 10 a 0 nos baixos salários da mão de obra pouco qualificada, já nos dão 3 a 0 nos técnicos qualificados e nos trabalhadores científicos, e, dentro de alguns anos, vão dar-nos 10 a 0 - numa altura em que já só nos darão 3 a 0 nos baixos salários.

O professor Vítor Gonçalves do ISEG na sua coluna «Capital Permanente» do caderno de Economia do Expresso mostra-nos o outro lado da questão chinesa. Alguns dados: entre 1998 e 2003 triplicou o investimento em P&D; entre 1981 e 2003 a publicação de artigos chineses nas revistas científicas internacionais aumentou 13 vezes o seu peso relativo; em 2001 os chineses representavam 30% dos doutoramentos de estrangeiros em engenharia e ciência no EU.De que serve calafetar as fronteiras às T-shirts chinesas?

Sem comentários: