Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

27/07/2005

ESTÓRIA E MORAL: o 18 Brumário de Soares ou Soares por ele próprio

Estória
Um dos temas inesgotáveis no pequeno mundo da política portuguesa é a candidatura à presidência da República.

Já tratei do inventário dos candidatos no post Senhor livra-nos deles que careceu de actualização no post Lugares comuns.

Também já tratei no post O ersatz do líder da oposição duma teoria conspirativa que explicaria a irresistível atracção dos nossos políticos por um lugar em Belém.

Retomo agora o tema, depois do anúncio da candidatura do doutor Soares, patrocinada pelo engenheiro Sócrates.

Na idade dele, os anos são sempre um possível handicap, sobretudo face à possibilidade de um segundo mandato. Não obstante, Pacheco Pereira tem razão: «o mais estúpido dos argumentos contra Soares é a idade». O homem está em muito bom estado, lúcido, e tem uma vitalidade notável.

«Soares na Presidência não actuará contra o PS, porque tem uma cultura jacobina de partido, mas será frontalmente contra "este" PS.» Também aqui Pacheco Pereira terá razão - o percurso político do doutor Soares mostra o caminho que inexoravelmente percorreu desde o «socialismo na gaveta» até ao esquerdismo senil, desde mon ami Miterrand até compagnon de route do doutor Anacleto Louçã.

Se assim for, ser contra «este» PS pode ser o mais inteligente dos argumentos a favor de Soares, que enviará doses letais de intriga a partir de Belém e fará a cama ao engenheiro Sócrates. Teremos então uma farsa.

À farsa poderá seguir-se uma nova tragédia com um governo soarista ainda mais despesista que deixará o país exangue e à beira dum ataque de nervos e talvez então preparado para inevitáveis e dolorosas reformas.

Moral
«Hegel observa em uma de suas obras que todos os factos e personagens de grande importância na história do mundo ocorrem, por assim dizer, duas vezes. E esqueceu-se de acrescentar: a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa. Caussidière por Danton, Luís Blanc por Robespierre, a Montanha de 1845-1851 pela Montanha de 1793-1795, o sobrinho pelo tio.» (Karl Marx, O 18 Brumário de Luís Bonaparte)

...
Da tragédia ... à farsa

Sem comentários: