Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

24/07/2005

ESTÓRIA E MORAL: «sucesso adiado»

Estória
Na próxima semana, os delegados ao congresso em Buxton da Associação Profissional de Professores inglesa ouvirão da boca da professora reformada Liz Beattie, uma beata da religião do politicamento correcto, a condenação da palavra «insucesso», traumática para os jovens, e a sua substituição por «sucesso adiado».

A BBC dá vários exemplos do conceito aplicado fora dos domínios do ensino. Podemos acrescentar alguns genuinamente lusitanos: o sucesso adiado por 18 anos dos lagartos ou por 11 anos dos lampiões, sem esquecer o sucesso adiado sine die (ou sine spe?) do equilíbrio orçamental que espera a ressurreição do professor Botas, ou outro qualquer acontecimento mais miraculoso.

Moral
É impossível fazer alguma coisa à prova de imbecis, porque os imbecis são extremamente engenhosos (Terceiro Corolário de Murphy).

Sem comentários: