Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

01/09/2005

SERVIÇO PÚBLICO: porque se pelam os intelectuais pelo socialismo?

Depois de Václav Havel, aqui citado, é a vez duma referência ao seu sucessor. Václav Klaus, presidente da república Checa, numa intervenção no encontro na Islândia da Mont Pelerin Society alertou para os perigos que resultam da «atracção que os intelectuais sentem pelo socialismo e ideologias similares» (resumo do Adam Smith Institute aqui).

Este é um tema que ultimamente também tem ocupado as meninges do Impertinências, a propósito dumas leituras de Raymond Boudon - tema a tratar em breve, talvez.

O texto completo da intervenção de Václav Klaus «The Intellectuals and Socialism: As Seen from a Post-Communist Country Situated in Predominantly Post-Democratic Europe» pode ser lido aqui no seu site pessoal. É o ponto de vista, exposto magistralmente, de quem viveu num laboratório do socialismo real - o único que existiu e existe, porque os outros são socialismos imaginários.

Sem comentários: