Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

03/10/2005

BLOGARIDADES: Há vida para além do pessimismo jeremíaco e doentio dos liberalóides

Sim. Há vida para além disso. Isso que, além de infundado, é nocivo à auto-estima nacional.

Pela pena do doutor Vital Moreira repõem-se as coisas no sítio. «Definitivamente, ao contrário dos dogmas neoliberais, um elevado grau de fiscalidade, de despesas públicas e de garantias sociais constituem um incentivo ao crescimento. (A propósito, Portugal ocupa um honroso 22º lugar...)», escreve esta prodigiosa luminária no causa nossa.

Estamos, portanto, no bom caminho. Já temos um elevado grau de fiscalidade e de despesas públicas, mas ainda há muito a fazer, para além de aumentar o IVA. Já temos uma constituição que garante os direitos adquiridos. É só um pouco mais de paciência e esperar a chegada do crescimento. Enquanto esperamos, podemos ler a produção teórica do causa nossa, como se sabe abrilhantada pela nossa pasionaria doutora Ana Gomes.

(O distraído Impertinências não frequenta causa nossa. Desta vez chegou lá por uma via herética)

Sem comentários: