Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

22/12/2005

SERVIÇO PÚBLICO: as pirâmides do estado napoleónico-estalinista (7) - o factor x

Já falei do factor 7% de margem para contingência no projecto da Ota, do factor 700% das obras do aeroporto de Pedras Rubras, e doutros factores aleatórios como o das SCTUs.

Aproveitando a boleia do blasfemo Gabriel, chegou agora a vez de falar das pirâmides do Euro 2004 cujas contas o Tribunal das ditas só agora consegue produzir. A este caso é aplicável o factor x, x no intervalo [0,54 ; 2,62[. (1)

O factor x, nas pirâmides do Euro 2004, segundo o Blasfémias
(astigmáticos, premi a imagem)


Notas de rodapé:
(1) Note-se, e não é um pormenor, que este intervalo é fechado à esquerda e aberto à direita.
(2) Ocorreu-me que a nota (1) poderia ser interpretada no sentido de ser vedado à esquerda fazer implodir os orçamentos. Nada mais falso. Sem desprimor para a nossa direita, que é igualmente competente a torrar o dinheiro dos contribuintes, o fechado e o aberto aqui são no sentido puramente matemático. Assim, aqueles números, sendo provisórios, como todos os números no nosso país que só valem o que valem, e que hoje podem estar certos e amanhã errados, só podem aumentar à medida que o tempo passa e os inspectores do Tribunal de Contas tiram os lápis das orelhas e os afiam, depois de mais uma repousante sesta.

Sem comentários: