Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

07/06/2006

DIÁRIO DE BORDO: lasciate ogni speranza o voi che entrate

Globalização é o que um português e um alemão que trabalham para uma multinacional alemã de sofware para serviços financeiros e um português que trabalha para uma sucursal duma multinacional americana de serviços financeiros descobrem que existe quando as duas multinacionais usam para o desenvolvimento de componentes das suas software business solutions os centros de competência duma terceira multinacional indiana localizados nos EU, no Brasil e no Uruguai. Perguntados porque não utilizam software engineers portugueses, convergem na explicação: sendo muito mais baratos do que os ianques, são piores, e sendo um pouco piores dos que os brasileiros e uruguaios são muito mais caros. Q.e.d.

A banal descoberta teve lugar nas instalações duma pequena empresa doméstica de restauração que é um dos poucos serviços não transaccionáveis que dentro de alguns anos poderá (talvez) ainda oferecer postos de trabalho, que sobrarem dos brasileiros, aos songamongas que vegetam nas nossas escolas, numa longa e inútil hibernação que visa extrair-lhes qualquer hipótese de terem préstimo no mercado internacional de trabalho. Ou, dito por outras palavras, que visa transformar os songamongas em mão de obra não transaccionável.

Sem comentários: