Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

06/08/2006

AVALIAÇÃO CONTÍNUA: o clube do esperma sortudo

Secção Assaults of thoughts

Warren Buffett, o Sage of Omaha, presidente da Berkshire Hathaway, um dos maiores grupos financeiros do mundo, foi aqui recentemente citado a propósito do seu donativo à fundação Gates. Indesculpavelmente não foram citadas as suas explicações para o facto de ter preferido entregar a maior parte de sua fortuna à fundação Gates em vez de a deixar para a sua criação torrar com aquela insanidade habitual em quem delapida o que ganhou sem esforço (*). A sua explicação é todo um programa de vida: «não acredito na riqueza dinástica» e «o sistema de mercado não tem funcionado em termos dos pobres», disse, ridicularizando de caminho os herdeiros chamando-lhes «membros do clube do esperma sortudo» (pague para ver o NY Times ou leia à borla esta entrevista do Sage à Fortune onde ele não mostra o jogo todo).

2 afonsos pelo donativo e 3 pelo programa de vida.

(*) Até na nossa paróquia podemos encontrar esta espécie abundantemente representada em certos meios e nas revistas do social. É claro que estão tão perto dos filhos de Warren Buffett, no dinheiro e no resto, como o senhor Joe Berardo está próximo do Sage, no dinheiro e principalmente no resto.

Sem comentários: