Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

13/08/2006

CASE STUDY: divagações impertinentes

Se é verdade que sempre me pareceu evidente a tese de Ortega y Gasset yo soy yo y mi circunstancia, as minhas experiências no laboratório de filosofia da puta da vida conduziram-me, ao longo dos anos, a adicionar-lhe a tese recíproca la circunstancia es mi circunstancia y soy yo. Seria possível compreender os feitos militares de Napoleão sem os considerar como compensação para o seu minguado atributo masculino? Teria havido a 2.ª invasão do Iraque sem o fellatio desfrutado pelo doutor Clinton? (*)

Vem isto a propósito do desvendar do mistério que, durante mais de 30 anos, foi para mim a fixação obsessiva dum grupelho chamado MRPP no Partido Comunista, nos comunistas em geral e no doutor Álvaro Barreirinhas Cunhal em particular. É certo que todos os grupelhos maoístas europeus nascidos com o levantar dos calhaus parisienses em 68 sofriam da mesma moléstia. Porém, no caso no nosso MRPP, a família fundadora dos Matos (Arnaldo, o grande educador da classe operária, como se auto-intitulava, e o mano Danilo) apresentava-se como um caso tão excessivo que dificilmente se poderia explicar só pela ortodoxia m-l. Ali havia coisa. E coisa do foro da psiquiatria.

Muitos anos depois, ao passar os olhos pela biografia duma galerista chamada Ana Saramago Matos, filha do camarada Danilo e sobrinha do grande educador, percebi tudo. A mocinha é neta do camarada José Saramago e, consequentemente, este camarada, director do Diário de Notícias durante o verão de 1975 e saneador dos desalinhados, incluindo um sortido de fassistas e verdadeiros comunistas do MRPP, é (ou foi) sogro do camarada Danilo, irmão do grande educador. Imaginem-se as cenas familiares, o azedume, os ódios remoídos, a mistura explosiva da parentela com a política. Et voilà.

(*) Ver o resultado das investigações do Impertinências nos posts subtilmente titulados O tamanho interessa? e do fellatio à operação Choque & Cagaço.

Sem comentários: