Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

28/08/2006

O IMPERTINÊNCIAS FEITO PELOS SEUS DETRACTORES: relativismo posicional

«A "utilíssima informação posicional" do Expresso que cita no seu post de ontem é inútil, além de errada. O ministro da Economia está à esquerda na foto mas não está à esquerda do primeiro ministro - está à sua direita. Por isso, a jornalista ao dar como referencial o primeiro ministro, deveria ter escrito à direita de José Sócrates» (de um email de uma detractora acidental).

Isto levanta uma interessante questão que poderá tornar-se um tema recorrente na bloguilha, se alguma das luminárias de serviço por ele se interessar (não vou dar sugestões para não ferir os delicados egos).

A questão do foro do relativismo posicional, poderá colocar-se assim: estará o doutor Pinho à esquerda do engenheiro Sócrates, do ponto de vista do observador, apesar de estar à direita do senhor engenheiro, do ponto de vista deste? E, num caso ou noutro, tendo o senhor engenheiro o seu ministro à sua direita, poderá este último ter o seu chefe à sua esquerda?

Sem comentários: