Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

04/01/2007

SERVIÇO PÚBLICO: assino por baixo e direi mesmo mais

A educação gera desigualdade, é preciso acabar com a educação
Esta ideia da esquerda de usar a educação para promover a igualdade não é lá muito brilhante. O sucesso educativo depende da educação prévia em casa, da inteligência, da dedicação ao trabalho. Tudo factores desigualmente distribuidos pela população. É por esses factores estarem desigualmente distribuidos que alguns alunos tiram 19 ou 20 e outros tiram 2 ou 3. Por isso qualquer sistema que valorize a educação produzirá ainda mais desigualdade. A forma mais segura de garantir a igualdade é boicotando o sistema educativo de forma a que ninguém aprenda nada. Um sistema de ensino que não funcione é o maior garante da igualdade porque, qualquer que seja o talento de cada um, no fim ficam todos igualmente ignorantes. Ora, alguns grupos de esquerda já perceberam isto muito bem ...

(blasfémia de João Miranda)

E direi mesmo mais: um sistema de ensino que não funcione perpetua as desigualdades sociais, prejudicando os pobres com talento e diligência, que desperdiça, e reduzindo a concorrência aos songamongas do lucky sperm (Warren Buffett dixit) sem talento e e sem diligência que fazem o resto da vida às cavalitas dos papás.

Sem comentários: