Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

13/06/2007

CASE STUDY: não há motivo para preocupações

«Produção industrial portuguesa regista a maior queda da zona euro», titulou o Diário Económico, acrescentando «a produção industrial no conjunto dos países do euro baixou 0,8% no mês de Abril, face a Março, tendo Portugal sido o país que registou a pior performance, com uma descida de 4,6%.»

Enfiei-me nas botas do doutor Pinho, o ministro-encarregado-das-boas-notícias-que-depois-não-se-confirmam, e inquietei-me. Por pouco tempo. Só até ler o seguinte comentário dum leitor
«Já li este título noutro jornal e não estranhei. Neste, acho que o critério deveria ser um pouquinho mais apertado. Senão vejamos: parece-me normal esta quebra num mês com 30 dias em que 13 se passaram entre feriados, pontes e fins de semana .... Não acha Sr. Editor?»
Em conclusão a queda de 4,6% da produção industrial é afinal um aumento. Que alívio!

Pensando melhor, inquietei-me de novo pelo doutor Pinheiro, o ministro-aguardando-remodelação. Que esperar da produção industrial do mês de Junho que entre feriados (nacionais e municipais), pontes e fins de semana bate o record de Abril e atinge 14? E do mês de Dezembro?

Sem comentários: