Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

05/07/2007

BREIGUINGUE NIUZ: os rabos dos gatos escondidos

Parece ter passado praticamente despercebida a reunião de há duas semanas do primeiro ministro com os empresários da construção. Nessa reunião o engenheiro Sócrates propôs aos empresários do betão uma «aliança para relançar os investimentos», querendo ele dizer no seu politiquês que o governo mandaria construir e contrataria com as empresas de construção o renting ou o leasing, conforme a propriedade no final do contrato, das infra-estruturas e equipamentos construídos, tais como escolas, estradas, hospitais, prisões, etc.

Aparentemente nada de muito especial. É uma solução a que as empresas privadas recorrem amiúde. Aparentemente parece até razoável que tais investimentos sejam pagos através dos contratos renting/leasing nos anos em que as infra-estruturas são usadas com os impostos pagos pelos sujeitos passivos os usam.

Contudo. Contudo, esta súbita preocupação do governo de alocar, aos anos e aos sujeitos passivos, os custos dos equipamentos sociais parece bastante suspeita quando o governo entende, diversamente, que as pensões dos reformados (e que reformados!) devem ser pagas não com o dinheiro acumulado pelos próprios, mas com o dinheiro dos que se reformarão mais tarde e cujas reformas serão pagas pelos seus filhos e netos.

Acresce que a felicidade do lóbi do betão à saída da reunião, é um dos rabos de fora dos gatos escondidos. Que são pelo menos mais dois. Um é o gato da engenharia orçamentária para cozinhar défices. Outro o tão celebrado relançar do investimento público sem dor, quer dizer o torrar dinheiro em obras que obedecem a critérios políticos e que podem ser muito úteis para o lóbi do betão e para melhorar as perspectivas eleitorais do governo, mas está por provar que correspondam às necessidades dos sujeitos passivos ou ao interesse da economia.

Sem comentários: