Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

29/01/2008

ESTADO DE SÍTIO: remodelados um bom no género mau, e uma boa malgré elle

Se o critério do primeiro ministro tivesse sido demitir os ministros com subdesempenho, teria demitido o governo quase todo. Se, por uma qualquer razão cabalística, a quota de demitidos limitasse a dois os ministros a remodelar, os dois escolhidos não seriam certamente os primeiros a sacrificar no altar das eleições que se aproximam. O ministro da Saúde, porque ensaiou uma tímida e confusa reforma do SNS, mas apesar de tudo melhor que a falta dela. A ministra da Cultura porque escreveu direito por linhas tortas - a sua inacção teve a consequência virtuosa duma certa contenção da torrente de subsídios para os artistas sem público.

Com toda a evidência, o critério terá sido aliviar a contestação do aparelho local socialista, no caso do ministro da Saúde, e a do lóbi dos artistas sem público, no caso da ministra da Cultura. Não faço ideia do que acontecerá com a nova ministra da Saúde, mas sendo o novo ministro da Cultura um advogado de negócios engagé, conhecido aqui dos contribuintes para o (Im)pertinências, é de esperar um agitprop cultural devidamente regado com subsídios que aplacarão o lóbi dos artistas sem público.

Sem comentários: