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23/07/2008

NÓS VISTOS POR ELES: o sonho dos trolhas

DESDE 2005 alerto para o absurdo TGV. O Tribunal de Contas da Suécia condenou-o por derrapagens e errados cálculos de utentes num experimental de 40 km. Na Holanda, o povo protesta. Em Espanha, a RAVE tem mil milhões/ano em subsídios. Portugal forneceria só pedra e trolha, pois só empresas de três países têm os certificados exigidos.
Para compensar os 13 minutos a travar, parar e acelerar, mostram os alemães que o mínimo entre paragens é 190km.
Na Suécia, o velho Alfa faz em média 150 km/h com paragens a cada 98km. O nosso novo faz 90 km/h pois há muitos troços com 80, em vez do máximo 220. Corrigi-los custa 200, não 3.000 milhões. A UE apoia também o Alfa! A pobre Suécia agora nomeou um grupo para estudar se terá TGV em 2030, quando deixar de usar crude!!! Como num curto troço entre Lisboa e Porto, tem 450 km do tronco Malmo-Estocolmo congestionado. Em vez de TGV, instalará apenas próximo de algumas estações, um 3º carril de 9km, para os comboios de carga e regionais acelerarem antes de entrarem no tronco e assim ocupar menos tempo.
A pobre Suécia não compra caras locomotivas para maior potência, mas renova motores e, em alguns casos, usa duas velhas.
A previsão da RAVE para 700 mil pessoas no TGV Lisboa-Madrid é um sonho. Publiquei em Lisboa, em 2006, que os voos não iriam aumentar, mas trariam mais viajantes ao melhor usarem a capacidade. Hoje a estatística da ANA mostra que, sem aumento de voos, eles trazem mais 4% de turistas. As low-cost continuarão com Lisboa-Madrid a 50-80 e não 95€, valor provável do bilhete do TGV. A diferente bitola em Espanha não é problema. Por 80 anos, o comboio Paris-Madrid usou só três minutos na passagem. A distância Lisboa-Madrid é igual a Malmo-Estocolmo. O novo Alfa fá-la-ia em menos de 4h ao ligar duas capitais a seis cidades, que cresceriam. Como lá, veria o tráfego aumentar, empresas locais a ganhar.


«TGV, Alfa e 3º carril», no OJE de ontem, por JACK SOIFER, empresário e consultor internacional

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