Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

12/08/2008

CASE STUDY: acertar na doença e errar na cura

Joseph E. Stiglitz (Virar à esquerda para crescer) tem em grande parte razão no diagnóstico que faz. «Os preços altos da energia e dos bens alimentares e um sistema financeiro em desagregação – são, em grande medida, resultado de más políticas. O recente crescimento económico dos EUA nem foi sustentado nem abrangente. Muitos norte-americanos estão mais pobres hoje do que há sete anos (ver o gráfico lá em baixo). A Nova Direita, tipificada na administração Bush-Cheney, é de facto o velho corporativismo com nova cara. Eles acreditam num Estado forte, com poderes executivos robustos, mas dirigido para a defesa de interesses estabelecidos e pouco interessado nas leis do mercado.»

Ainda que as doenças possam ser essas, a medicina não ajuda. «A Esquerda tem um programa coerente, que oferece não só maior crescimento, mas também justiça social. Para os eleitores, a escolha deveria ser fácil». Mas não é. E eles lá sabem porquê.

.........Regresso às origens
...............[Fonte: Economist, 26-07]

Sem comentários: