Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

20/08/2008

SERVIÇO PÚBLICO: «estancada», disse ele

«Por um lado, a procura externa terá apresentado um contributo menos negativo, dado o abrandamento mais intenso das importações relativamente ao das exportações, mas, por outro lado, a procura interna terá abrandado, em resultado da forte desaceleração do consumo privado. Relativamente ao comércio internacional, registou-se, em termos nominais, um abrandamento de ambos os fluxos, de 12,3% para 9,0% no caso das importações e de 4,8% para 3,4% no das exportações. O abrandamento das importações em volume terá sido ainda mais expressivo do que o registado em termos nominais em consequência da aceleração dos preços do petróleo no 2º trimestre. Ao nível da procura interna, o consumo privado terá desacelerado no 2º trimestre, em resultado da deterioração observada quer no consumo corrente, quer no duradouro, mas principalmente no segundo. De acordo com a informação disponível, o investimento ter-se-á apresentado relativamente estável no 2º trimestre, observando-se uma recuperação na componente de construção e um agravamento nas componentes de máquinas e equipamentos e de material de transporte. Do lado da oferta, a informação dos Indicadores de Curto Prazo (ICP) apresentou evoluções contrárias entre os vários sectores, entre o 1º e o 2º trimestre. O indicador de clima económico, já disponível para Julho, e o indicador de actividade económica, disponível para Junho, agravaram-se significativamente.»
[Síntese Económica de Conjuntura de Julho de 2008 do INE]

Traduzindo o economês, a procura interna e externa estão a deprimir-se, mais a primeira do que a segunda. O consumo diminui, o que seria uma boa notícia se o investimento aumentasse, o que, não sendo o caso, é uma má notícia. Espera-se que o engenheiro Sócrates interrompa por momentos a sua performance de grande manipulador e partilhe com os portugueses a confidência que fez ao «amigo» Coronel Hugo Chávez: «a economia portuguesa está estancada». Seria um bom ponto de partida para deixar de tratar os portugueses como atrasados mentais e começar a procurar seriamente soluções.

Sem comentários: