Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

04/09/2008

Um novo desafio à capacidade de criação de factos políticos de José Sócrates

Se se mantiver o padrão da última década, a resposta do emprego ao ciclo económico terá um desfasamento de 9 a 18 meses, como evidencia o gráfico seguinte extraído do artigo «PIB e Emprego: Uma Contradição Apenas Aparente» de Miguel Frasquilho.



A ser assim, e muito provavelmente será, em consequência do enfraquecimento do já débil crescimento doméstico e dos nossos principais parceiros europeus, são más notícias para o governo Sócrates que no zénite da campanha eleitoral (iniciada com a tomada de posse) poderá ver o desemprego aumentar outra vez até aos níveis de há 3 anos. Ficará então definitivamente comprometido o objectivo do programa de governo de «recuperar os cerca de 150.000 postos de trabalho perdidos na última legislatura». Até mesmo a versão reformada deste objectivo (criação de 150.000 postos de trabalho) pode não ser cumprida (ver aqui o que o Impertinente escreveu sobre a hermenêutica do programa de governo). Será mais um desafio à capacidade de José Sócrates para (re)criar factos políticos.

Sem comentários: