Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

17/10/2008

ESTADO DE SÍTIO: Quase me assustei.

Quando li no Jornal de Negócios «a despesa do Estado com pessoal vai diminuir em mais de 12%, de acordo com o Orçamento do Estado para 2009. Esta redução surge numa altura em que foram anunciados aumentos salariais de 2,9%» preparei-me mentalmente para sofrer maninfestações de protesto, greves e toda a tumultuária associada ao despedimento de 15% do utentes da vaca marsupial pública, única medida que me ocorreu para tornar possível este milagre.

Na frase seguinte estava a explicação do milagre: «o ministro das Finanças justifica a diminuição da despesa com a redução de funcionários públicos e alterações contabilísticas».

Suspirei aliviado. Afinal com alterações contabilísticas poderíamos resolver quase todos os problemas do estado napoleónico-estalinista, como por exemplo o défice do OE, o desequilíbrio da balança comercial, a magreza da taxa de crescimento do PIB, etc. Até poderíamos aumentar a solvência dos bancos melhorando o activo, suprimindo o mark-to-market, ou o passivo, aliviando as provisões, ou ambos. Abre-se um mundo de possibilidades criativas quase sem limites a um governo imaginativo como o do senhor engenheiro.

Sem comentários: