Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

23/10/2008

Para quê tanta medicação para quem não tinha maleitas? (continuação)

A totalidade dos planos de recuperação dos sistemas bancários europeus já não são apenas «mil milhões de euros, isto é o dobro dos 700 mil milhões de dólares do plano Paulsen». Segundo a última contagem, só na zona euro, a coisa já vai em 1,9 mil milhões de euros, isto é mais 2,5 mil milhões de dólares ou 3,6 vezes o plano Paulsen. Fora da zona euro, há que adicionar, entre muitas outras coisas, 50 mil milhões de libras que o governo atribuiu aos reforços de capital dos bancos britânicos.

Que dizer, por exemplo, duma Alemanha cujos bancos, segundo o governo, seriam à prova de crise, o mesmo governo que entretanto já abriu os cordões à bolsa para dar garantias de 400 mil milhões e reforçar o capital dos bancos com 80 mil milhões? E, já agora, que dizer da invejável saúde dos bancos portugueses nas palavrinhas mansas do ministro das Finanças e do coro de banqueiros que foram ao Prós e Contras, saúde que precisou duma vitamina de 20 mil milhões de euros de garantias?

Não ponho em causa, diferentemente do liberalismo lunático, a necessidade destas medidas (ou de algumas delas) e de outras medidas (como fazer a cobrança aos banqueiros e aos accionistas) necessárias para restaurar a confiança e impedir a propagação da crise. Aponto o dedo para a perigosa mistura de ignorância, irresponsabilidade e duplicidade que a maioria dos governos europeus demonstrou possuir abundantemente.

Sem comentários: