Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

06/10/2008

SERVIÇO PÚBLICO: Incompetentes, mentirosos ou manipuladores? Das três escolham duas.

Na 6.ª feira passada o FMI divulgou a Public Information Notice sobre Portugal. As projecções até 2009 revelam uma economia que o governo deixará no final do mandato claramente em pior estado. Comparem-se os indicadores de 2004 com os projectados para 2009. Com excepção do défice do OE (que diminuiu essencialmente à custa do aumento da carga fiscal e não da redução da despesa pública), os outros indicadores degradaram-se e vão degradar-se novamente no próximo ano.

[Clique para ampliar]

Depois de três anos e meio de manipulação mediática, centenas de horas de tempo de antena assumido e milhares de horas de tempo de antena disfarçado, milhares de comunicados e notícias encomendadas, o resultado é muito fraco. Será o fracasso totalmente devido ao governo? É claro que não. Mas quem se arroga o papel de demiurgo da economia tem que ser julgado pelo que anunciou. Se quiser ser julgado objectivamente pelo que seria possível ter conseguido, o governo tem que aceitar ser considerado mentiroso e manipulador.

Sem comentários: