Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

03/01/2009

ARTIGO DEFUNTO: Sol aos quadradinhos (2)

A semana passada o Sol escreveu «o presidente da República (iria) levantar objecções ao orçamento de estado». Seria isto uma notícia? Só se o doutor Cavaco ou um porta-voz autorizado tivesse confidenciado ao jornalista a sua intenção. Como não parece ter sido o caso, das duas, uma: ou o Sol se deitou a adivinhar espreitando o córtex pré-frontal do presidente ou o Sol teve acesso à informação por vias não autorizadas. Por exemplo, o jornalista soube pela prima da empregada de limpeza de Belém que ouviu o doutor Cavaco gritar no seu gabinete «vou-me a eles».

Em qualquer dos casos, a coisa seria opinião sob a forma de adivinhação. Seria. Seria para uma criatura comum, mas não para o Sol que no seu mea culpa desta semana lhe chama «antecipação das notícias». Que esta actividade délfica, na melhor hipótese, ou ficcional, na pior, seja confundida com notícia dá a medida do grau de desconserto a que chegaram os jornais.

Sem comentários: