Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

06/02/2009

Big brother is watching you

Para que vão servir os chips na matrícula? Há 3 meses o governo dizia que o chip tinha uma multiplicidade de aplicações: «seguros automóveis accionados apenas quando o veículo circula; parquímetros sem necessidade de ticket; cobrança de portagens virtuais, controlo e gestão de tráfego e fiscalização de infracções rodoviárias, abrir automaticamente o portão de uma garagem ou a entrada de um condomínio privado; diminuir os veículos a circular sem seguro ou inspecção obrigatórios.» (IOL Diário)

Esta semana o governo aprovou de mansinho a legislação para introduzir «o sistema que o Executivo pretende utilizar para cobrar portagens nas Scut do Grande Porto, Costa da Prata e Norte Litoral». E as outras funções que o do estado-espiatório (*) se auto-atribuía?

A única coisa que nos defende da intrusão do estado-espiatório que o governo está a montar é a incompetência do criador e da criatura. É o que nos vale.

(*) Neologismo que designa um estado que nos espia e nos faz expiar pelos nossos pecados e pelas nossas boas acções.

Sem comentários: