Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

10/02/2009

SERVIÇO PÚBLICO: acabar com os ricos ou acabar com os pobres? (REPUBLICADO)

«O secretário-geral do PS, José Sócrates, afirmou ontem à noite, perante a Comissão Nacional do seu partido, que "desta vez" as medidas de austeridade do Governo contra a crise económica também vão afectar os mais ricos.» (Público)

E quem são esses ricos que vão ser afectados? Os contribuintes cujo agregado familiar tenha mais de 60 mil euros de rendimento colectável anual. Mesmo sabendo que o engenheiro Sócrates acha que precisa de falar grosso para dentro do partido (e para fora para o PCP e o BE) para sossegar a esquerdalhada, não será um insulto à inteligência vir com estas baboseiras?

Não seria melhor o engenheiro Sócrates pretender, como o general Otelo, acabar com os ricos, como este último disse, nos idos de 75, a Oloff Palm, que lhe terá respondido que eles na Suécia preferiam acabar com os pobres?

[Este post, publicado em 31-05-2005, poderia perfeitamente tê-lo sido ontem, apenas com alterações menores, depois do comício em Viseu de José Sócrates. Atribuo-lhe quatro bourbons pela reincidência e só não leva cinco porque, sendo certo que não aprende nada, é igualmente certo que esquece algumas coisas, como as reuniões que fez com os freeports, os smiths e os pedros.]

PS:
Em 2006 havia menos de 32.000 agregados familiares com rendimentos anuais colectáveis superiores a 60.000 euros. Por cada 1.000 euros de agravamento fiscal sobre cada um desses agregados os restantes poderiam ter uma redução de 8-oito-8 euros. Percebem-se assim melhor as reservas de Manuela Ferreira Leite à demagogia do senhor engenheiro, para quem vale tudo para escapar à hemorragia BE+PCP.

Sem comentários: