Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

03/06/2009

CASE STUDY: Cyber warfare, that’s it

O que levará a China, de onde são originárias mais de uma centena de tentativas por minuto de intrusão na rede do departamento de Defesa americano, a ter «desenvolvido» (*) um sistema operativo seguro que está a instalar em todos os computadores militares e a ter em curso o recrutamento maciço de hackers?

É um bom exemplo das vulnerabilidades das democracias face às autocracias, cuja única vulnerabilidade é a de não serem democracias. Segundo a doutrina, a longo prazo as democracias vencerão, supondo que os limites ao desenvolvimento das autocracias as conduzirão ou à democracia ou ao subdesenvolvimento. Nesta altura convém lembrar que, a longo prazo, estamos todos mortos, Keynes said.

(*) Na verdade, o sistema Kylin é Chinese way uma versão reforçada em termos de segurança do open source FreeBSD 5.3. (já vai na release 7.2. mas a velocidade de copycat dos chineses tem as suas limitações).

Fontes: China blocks U.S. from cyber warfare; China chooses FreeBSD as basis for secure OS; China installs a secure operating system on all military PCs.

Sem comentários: