Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

10/06/2009

Já se ouve em surdina o desembainhar das facas escondidas nas togas

Pensava eu, há dois dias. Entretanto, João Cravinho, a quem os resultados das eleições parecem ter tido efeitos semelhantes à revelação do 3.º segredo de Fátima, desdobrou-se hoje em reflexões no seu programa da Rádio Renascença, deixando adivinhar a naifa debaixo dos folhos.

«Sócrates sozinho já não chega. Tem que estar com mais alguém, vários que dêem a noção de que a política que se vai seguir na próxima legislatura não é a política de um homem só. … A ideia de que o PS ficaria sempre à frente, se ganhava com maioria absoluta ou relativa, estas eleições colocaram as coisas de um modo radicalmente diferente. … As eleições legislativas estão de tal maneira próximas que, de facto, não é altura de comprometer definitivamente o país por dois ou três meses de pura ânsia e sofreguidão num caminho que depois pode ser muito difícil. … Um Governo num país democrático não pode fazer quero, posso e mando. Dizer “eu tenho a minha vontade e porque tenho maioria e dentro de duas semanas já não a tenho, vou usá-la hoje para criar obrigações contratualizadas” que, no fundo, se o futuro Governo ou se o país quiser desfazê-las então paga um balúrdio tal que, aí sim, coloca o país de tanga.»

[Não estou a comparar Cravinho com Brutus – uma personagem tragicamente íntegra – e muito menos Sócrates com Júlio César. Se quisesse comparar Sócrates a um césar, ocorrer-me-ia eventualmente Nero.]

Sem comentários: