Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

02/06/2009

Solidariedade inter-geracional

No novo regime de pensões, o factor de sustentabilidade a aplicar às pensões em cada ano depende da esperança de vida aos 65 anos que no ano passado aumentou para 18,13 anos. Segundo o DE, deste aumento resulta uma redução de 1,32% nas pensões iniciadas este ano.

Quanto mais os avós e os pais, muitos deles antecipadamente reformados entre os 55 e os 65 anos e desde então agitando a celulite diariamente na hidroginástica, prolongam a sua esperança de vida, mais se reduzem as pensões dos seus filhos e netos quando chegar a altura de as receberem.

Será isto a solidariedade inter-geracional de que falam os ideólogos do estado social?

Por falar em estado social, apesar das verbas para combater a pobreza terem aumentado entre 1998 e 2008 de 11,3% para 15,6% do PIB, enquanto a média europeia se manteve estabilizada em 13,8%, a pobreza no mesmo período não diminuiu.

Declaração de interesse: sou sócio do clube dos avós, mas estou preocupado com o futuro dos meus netos.

Sem comentários: