Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

10/07/2009

DEIXAR DE DAR GRAXA PARA MUDAR DE VIDA: a excelência contamina o país

O IAPMEI atribui o estatuto de PME Excelência pensava eu a empresas excelentes, imaginando na minha ingenuidade que, no estado calamitoso em que se encontra a competitividade das nossas PME (e das grandes), encontrar meia dúzia de PME Excelentes todos os anos deveria obrigar os funcionários do IAPMEI a esgotar o plafond dos quilómetros para baterem o país de lés-a-lés.Puro engano, este ano o IAPMEI atribuiu o estatuto a 370-empresas-370, a quem a jornalista do Diário Económico chama «o cremé de la cremé» (sic), merecendo assim o prémio Jornalista Excelência do ano.

É toda uma filosofia de vida que inspira as nossas políticas de excelência. No mundo empresarial temos as 370 PME excelentes e na vida escolar temos «noventa por cento dos alunos do 4.º com positiva nas provas de aferição».

Se dermos mais 4 anos a outro governo Sócrates o país ficará irreconhecível. Florescerão as empresas excelentes, deixará de haver «retenções» (não encontro palavra mais estúpida para designar a falta de aproveitamento escolar), o país ficará repleto de licenciados no modelo Universidade Independente e de diplomados nas Novas Oportunidade.

Sem comentários: