Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

29/09/2009

ARTIGO DEFUNTO: não sendo novidade, não deixa de ser deprimente para os jornalistas

Uma criatura que frequente assiduamente os jornais portugueses não fica surpreendida ao saber pelo estudo de Vasco Ribeiro (*) que dois terços das notícias são fabricadas pelos spin doctors que enxameiam os gabinetes do governo e de muitas grandes empresas. Algumas dessas empresas têm ligações umbilicais ao governo, através de golden shares (EDP, PT, etc.), através de apparatchiks fat cats (Millenium bcp, etc.) ou de empresários em união de facto com o governo (grupo Espírito Santo, Martifer, etc.), de modo que podemos simplificar englobando no complexo político-empresarial socialista.

Uma tal criatura não fica surpreendida senão pelo grau de alienação da corporação jornalística que, nalguns casos por menos do que um prato de lentilhas, esquece um módico de deontologia profissional e nem ao menos cita a fonte profissional da informação (só 1,3% o faz).

(*) «Fontes sofisticadas de Informação – Análise do produto jornalístico político da imprensa nacional diária de 1990 a 2005», Media XXI

Sem comentários: