Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

08/09/2009

Eu gostava de acreditar

Na sua coluna Crónica Feminina, na Única do Expresso, Inês Pedrosa sob o título «A Ética» vilipendia do alto da sua superioridade moral Manuela Ferreira Leite, à boleia de Paula Teixeira da Cruz e sem nunca chamar os bois pelo nome, por ter indicado para as listas do PSD o Preto das malas com dinheiro. Zurze também MFL por admitir falta de «golpe de asa» para resolver o problema do desemprego. Se quanto à primeira crítica tem toda a razão, já quanto à segunda revela a irremediável falta de entendimento que os artistas têm da coisa económica e a visão de que economia depende dos palhaços que vão à televisão falar de economia. Crítica ainda MFL, com mais ou menos razão, por vários outros pecados.

Dando de barato a justeza da maioria dessas críticas, seria de supor que IP avaliaria do alto do mesmo elevado padrão ético o governo mais manipulador e o político mais mentiroso, de vida pessoal plena de expedientes, manipulador, sem escrúpulos e de ética mais duvidosa desde a 1.ª República. Desenganem-se. IP termina o seu artigo com este parágrafo assombroso:
«Quanto a esse pressuposto ético fundamental que consiste no respeito pela liberdade individual, não há confusão possível entre as propostas de Manuela Ferreira Leite e José Sócrates. Trata-se de escolher entre o paternalismo e a autodeterminação. Apenas e só isto.»
Eu gostava de acreditar que esta coisa vergonhosa que IP escreve resulta apenas de discernimento limitado e não tem nada a ver com o facto de ter sido bafejada com a tença da direcção da Casa Fernando Pessoa.

Sem comentários: