Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

27/11/2009

ARTIGO DEFUNTO: os desígnios do jornalismo de causas são insondáveis (4)

Tenho vindo a celebrar as aparições da Nossa Senhora da Maldita Realidade aos Pastorinhos da Economia dos Amanhãs que Cantam. Primeiro foi o pastorinho Nicolau Santos, depois foi o pastorinho Daniel Amaral, depois foi o pastorinho Vital Moreira (que não é economista, mas escreve como se fosse).

Foi agora a vez de João Ferreira do Amaral que mostra no artigo «O tempo esgotou-se» que foi também atingido pela revelação. Admite JFA que o que aí vem «fará da crise de 1983-84 uma brincadeira de crianças». Só podemos concordar, acrescentando que não será para crianças e muito menos curta.

Esperam-se novas conversões a todo o momento. Como é habitual nas conversões, haverá um ponto em que o fenómeno atingirá en masse a corporação dos economistas, seguida das restantes corporações que compõem a intelligentzia doméstica. Será nessa altura que todos cantarão em coro, em vez dos amanhãs, uma ladainha com um refrão: «como eu sempre disse bla bla bla».

Sem comentários: