Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

09/12/2009

Chuva na eira e sol no nabal

Em 2006 o ministério da Justiça deu uma mãozinha ao pior ministro melhor dos piores ministros das Finanças para este ajudar o querido líder a demonstrar que «está para nascer um primeiro-ministro que faça melhor no défice do que eu». A mãozinha consistiu no leaseback de imóveis que os serviços do ministério da Justiça ocupavam avaliados em 230 milhões, milhões que foram despejados no buraco negro do défice. Para continuar a ocupar esses imóveis, o ministério passou a pagar cerca de 5% de renda, percentagem abaixo do que em condições de mercado seria normal na época, facto que indicia uma outra manobra: a subvalorização dos imóveis.

É apenas mais um exemplo da engenharia financeira que os governos Sócrates (e quase todos os outros que o antecederam) levaram a cabo para realizar as operações de cosmética do défice. Aparentemente, é sol na eira (redução do défice) e chuva no nabal (mais uns cobres para aliviar a tesouraria). De facto, é mais o contrário: empurrar com a barriga o problema para a frente, adicionando uns milhões de euros de rendas aos défices ceteris paribus dos anos subsequentes.

Sem comentários: