Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

21/12/2009

Lost in translation (15) - estão a copiar os nossos processos

Perante as sequelas do costume da estória, aldrabada como de costume, dos atrasos que impediram o primeiro-ministro de se reunir com o presidente da República, «o gabinete de José Sócrates acusa Belém de "intriga mesquinha que é colocada nos jornais, contra o Primeiro-Ministro"», querendo por ventura o gabinete protestar por Belém estar, alegadamente, a copiar os processos de fabricação de manipulados de S. Bento.

É surpreendente que a coisa, sendo tudo menos inocente e até um pouco primária, consiga os seus objectivos graças à proverbial falta de jeito de Cavaco Silva e/ou do seu gabinete para lidar com estas manobras. Desta vez respondeu de forma infantil, apesar de tudo menos má do que o affaire dos emails e da segurança em que Belém fez de aprendiz de feiticeiro e que teve o desfecho que teve. Quando é que Belém aprende a concentrar-se naquilo que faz melhor e deixa S. Bento fazer o mesmo? Seria um sinal de inteligência política explorar as suas vantagens competitivas (será que ainda lhe restam algumas?) em vez de concorrer com os profissionais da manipulação.

Parágrafo Zen: Há quem esteja muito preocupado com o «abandono» do governo, do parlamento e da presidência em relação aos «problemas do país». Não estou certo de que isso seja um problema. E, se for, é também uma oportunidade para os portugueses aprenderem a viver por eles próprios. Get a life, folks.

Sem comentários: