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03/01/2010

Airbus A400M, o novo Lockheed TriStar europeu


Dois anos depois do previsto, a Airbus realizou o voo inaugural do A400M, o avião de transporte militar europeu destinado a substituir o Lockheed C-130 e o Boeing C-1. Tal como o Lockheed TriStar, cuja história foi aqui resumida, o A400M já é um flop e está condenado a ser um flop cada vez maior. Primeiro, a Airbus decidiu desenvolver os seus próprios turbo-propulsores em vez de os comprar à Pratt & Whitney o que fez imediatamente derrapar o projecto em tempo e custo, dois anos e 2 mil milhões de euros em excesso do orçamento, respectivamente, so far and counting. Thomas Enders, CEO da EADS, o fabricante dos Airbus, num lampejo de lucidez já defendeu em Março que seria melhor devolver os 5,7 mil milhões já recebidos e abandonar o projecto. Debalde, os governos accionistas da EADS querem seguir o exemplo da Lockheed e enterrar mais uns milhares de milhões em cima dos já enterrados.

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