Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

22/03/2010

AVALIAÇÃO CONTÍNUA: o pobre a quem o Bokassa das Ilhas negou o óbolo dá-lhe uma esmola

Secção Entradas de leão e saídas de sendeiro

Em 1999 enquanto em Portugal e em outros países se procurava reunir ajuda financeira para Timor, deixado em destroços pelas milícias a soldo da Indonésia, Alberto João Jardim, o Bokassa das Ilhas, declarou «nem um tostão para Timor … A filosofia popular ensinou-me que cada um se deve governar por si …».

Onze anos depois o governo timorense aprovou um donativo de 750 mil dólares para a ajuda aos súbditos do caudilho da república das bananas, essa região de culto.

Cinco ignóbeis para o Bokassa, se não devolver em dobro a esmola, e cinco bourbons, em qualquer caso, por continuar igual a si próprio. Por falar nisso, cinco urracas a cada um dos líderes passados e presentes do PSD e do PS pela falta de cojones para enfrentar a chantagem permanente do Bokassa.

Sem comentários: