Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

08/03/2010

Em Roma não sejas romano e na Grécia não sejas grego

A situação portuguesa é muito diferente da grega? Como já aqui escrevi, sou capaz de concordar se omitirmos o muito quanto à situação financeira. Agora acrescento que o muito pode ficar no que respeita à situação política, nomeadamente à capacidade e determinação que o governo grego está mostrar para atacar o endividamento e a sua génese. O muito diferente pode ficar principalmente pelo facto do governo português não ter um primeiro-ministro como George Papandreou. A começar na integridade e no círculo de amigos (diz-me com  quem andas e dir-te-ei quem és) e a acabar no currículo académico, onde em vez da universidade Independente se encontram a universidade de Estocolmo, a London School of Economics e Harvard, e, no lugar do inglês técnico Papandreou oferece-nos um inglês fluentíssimo e ainda sueco, francês e italiano.

Renegando a herança do seu pai e do seu avô que ajudaram a Grécia a chegar onde se encontra hoje, George Papandreou parece determinado a acabar com a cultura de corrupção e declara pretender que a Grécia se torne na «Dinamarca do Sul». O seu homólogo português parece querer pretender que Portugal se torne a Venezuela da Europa, sem o petróleo, valham-nos os deuses. Em, suma, Papandreou parece possuir a parte melhor dos gregos e Sócrates parece possuir a parte pior dos portugueses.

Sem comentários: