Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

07/03/2010

ESTADO DE SÍTIO: PRACE? Qual PRACE?

Ainda alguém se lembra do PRACE (Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado) anunciado com pompa e circunstância pelo governo Sócrates I? O efeito mais relevante do PRACE parece ter sido manter praticamente intacta a estrutura da administração central e transferir para o sector empresarial do estado (SEE) uma parte dos serviços que prestava: como hospitais e estradas. Resultados:
  • A administração central continuou a engordar - entre 2006 e 2008 as despesas com salários aumentarem 4,7%;
  • O SEE explodiu, aumentando essas despesas de 62% entre 2005 e 2009 e o número de efectivos de 40% entre 2005 e 2008.
Durante 5 anos os governos Sócrates I e II consumiram os seus ímpetos reformistas no bombardeamento dos sujeitos passivos com doses pantagruélicas de propaganda. O que sobrou foi um magro resultado? Não. O que sobrou foi uma máquina estatal maior e mais cara do que a existente antes do PRACE.

[Dados extraídos do caderno Confidencial do Sol de 5 de Março]

Sem comentários: