Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

26/03/2010

Estamos a entrar no caminho do crescimento sustentado

A Fitch degradou o rating da dívida portuguesa de longo prazo de AA para AA- e, tão mau quanto isso, com outlook negativo, avisando que lá mais para a frente pode haver nova degradação do rating. Curiosamente esta degradação vem depois da apresentação do PEC e só pode significar que os analistas da Fitch não ficaram impressionados.

Voltaram a ouvir-se os apelos para matar o mensageiro e enfatizar a excepcionalidade portuguesa – já havia l’exception française, agora temos também a versão lusa. A verdade é que a situação da economia portuguesa acumula os défices gémeos do orçamento e das contas externas em cima de um endividamento público e privado pantagruélicos e crescentes. Como tudo isto aumenta o risco da dívida pública e privada, os spreads aumentarão e a curto prazo também as taxas de referência começarão gradualmente a subir, pelo que os encargos crescentes da dívida irão alimentar o crescimento da própria dívida. É uma espécie de crescimento sustentado do endividamento.

Sem comentários: