Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

17/03/2010

Não estou nada preocupado

Ao contrário dos Pastorinhos da Economia dos Amanhãs que Cantam, como os baptizou o Impertinente, que descobriram subitamente há apenas alguns meses o buraco em que estamos afundados pelo menos desde o século XVI, com curtas emergências no final dos anos 60 e 80, nós aqui no (Im)pertinências não estamos desiludidos porque nunca estivemos iludidos - pelo menos desde o final da adolescência, falando por mim.

Não estamos desiludidos, nem pré-ocupados. Temos estado ocupados a tentar perceber o porquê de nos últimos 10 anos nos termos afundado ainda mais no buraco de que nunca chegámos a sair e a tentar espalhar a palavra no nosso círculo de amigos e conhecidos, com muito pouco sucesso, reconheça-se.

Contudo, agora que os Pastorinhos não se cansam de nos mostrar as labaredas do inferno, onde até aqui sempre negaram que estivéssemos, podemos descansar. Mas não por muito tempo, porque já há sinais que os Pastorinhos, que não conseguem viver sem uma ilusão que lhes alimente as meninges, começam a limpar as delicadas gargantas e afinar as vozes para entrarem no coro da central de manipulação, cantando em uníssono louvores ao PEC e aos milagrosos efeitos que esperam dele. Não tardará um ano e serão acometidos outra vez pelo desânimo, a não ser que a engenharia contabilística do ministério das Finanças consiga iludir os contabilistas do Eurostat e prolongar por mais algum tempo a ilusão.

Sem comentários: