Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

25/05/2010

ESTADO DE SÍTIO: A melhor maneira de estragar a vida dos alunos

Numa entrevista ao Expresso, o director do Gabinete de Avaliação Educacional, justificando a facilidade dos exames de matemática das provas de aferição (exemplo: «escreve dois números ímpares maiores do que 100», questão que foi mal respondida por 23% dos alunos do 4.º ano), disse que «exames não servem para estragar a vida dos alunos». Tem toda a razão. O que tem servido para estragar a vida aos alunos é a degradada qualidade e o baixíssimo grau de exigência do ensino, em particular da matemática, para os quais contribui o facilitismo dos exames.

Por isso ao comparamos os resultados dos nossos alunos com os países que participaram no último programa PISA da OCDE ficamos no 8.º decil no grupo de países «statistically significantly below the OCDE average» (ver neste post do (Im)pertinências a classificação completa).

Sem comentários: