Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

16/09/2010

ESTADO DE SÍTIO: A regra «saem dois entra um» à luz da aritmética local

Ninguém sabe exactamente quantos funcionários públicos existem na Administração Central. Não se pode dizer o mesmo da Administração Local que produziu uma bela brochura com bastante informação sobre os utentes da vaca marsupial pública regional. Ficamos a saber que no ano passado os municípios contrataram 14.570 novos utentes, mais 8% do que em 2008. Como saíram da vaca regional 9.037, houve um aumento líquido de 5.533 elevando para 132.517 o número total de utentes em 31-12-2009. Curiosamente, neste stock de utentes há quase tantos analfabetos quanto doutores e mestres e o número de licenciados é comparável ao dos com a 4.ª classe.

Vejamos agora como foi aplicada regra «saem dois entra um» determinada pelo governo central. À primeira vista parece ter sido completamente violada: saíram dois e entraram mais de três. Não é porém assim que se devem fazer as contas. Exactamente metade (7.373) dos novos utentes, foram contratados sem concurso, sendo, presumivelmente, aderentes do PS sem emprego. Estes utentes em estado de necessidade não podem ser considerados na aplicação local da regra «saem dois entra um». Como não podem ser considerados os regressados por licença, as comissões de serviço, etc. Para este efeito só se devem considerar os utentes admitidos por «procedimento concursal». Estes foram exactamente 6.346 e da comparação com quando 9.037 saídas resulta uma a regra local «saem dois e entra 1,4».

Quod est demonstrandum.

Sem comentários: