Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

22/09/2010

Lost in translation (63) A despesa do estado é uma parábola, queria ele dizer

«A despesa total do Estado está a reduzir o seu ritmo de crescimento de forma gradual e consistente», disse o secretário de Estado do Orçamento. Disse e disse bem. Só não percebe quem não quer.

O que Emanuel dos Santos disse duma forma sintética é que a despesa se está a comportar como uma função com segunda derivada negativa. Por exemplo, a despesa é uma parábola num certo intervalo em que esta função cresce, mas cresce cada vez mais devagar, ou seja reduz o «seu ritmo de crescimento de forma gradual e consistente».

Deveria descer, dizem os detractores. Sim, mas em termos relativos ao PIB. Para já, reduz o seu ritmo de crescimento, depois como a economia vai recuperar e começar a crescer (José Sócrates dixit), o PIB poderá comportar-se como uma função com segunda derivada positiva, uma hipérbole, por assim dizer, e deste modo a a despesa irá descer em termos relativos. Primeiro uma parábola e depois uma hipérbole. É esse o plano.

Sem comentários: